O que é IaaS e quais são os seus principais benefícios?

por 
Filipe Serafim de Paula
20.7.2021
O

cloud computing é uma realidade nas empresas de modo geral. Afinal, a projeção era que, em 2020, seria tão raro uma empresa que não utiliza os recursos em nuvem quanto uma organização que não utilizasse a internet. Dentro desse contexto, há diversos modelos de nuvem que podem ser úteis para as rotinas do negócio.

Um deles é o IaaS. O serviço tem crescido consideravelmente nas empresas. Segundo o Gartner, uma das maiores autoridades sobre Tecnologia da Informação, ele é um dos maiores responsáveis pelo crescimento do mercado de nuvem pública, e estima um crescimento de 13,4% (50,4 bilhões de dólares) em 2020.

São dados bastante significativos e que mostram a força do IaaS no mercado, bem como a sua importância para as organizações. Implementá-lo em sua empresa pode auxiliar em um crescimento mais consistente e capaz de superar seus concorrentes, bem como tornar o setor de TI mais produtivo e eficaz.

Entenda o que é IaaS, os seus benefícios e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é IaaS?

IaaS é a sigla para Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço), um dos modelos mais populares de computação em nuvem, e diz respeito ao uso de recursos de infraestrutura de computação por meio de cloud.

Normalmente, inclui serviços como oferecimento de:

  • servidores;
  • conexões de rede;
  • banda de internet;
  • endereços IP;
  • capacidade de processamento.

Sendo assim, a empresa contratante recebe uma máquina virtual por parte do provedor e tem a liberdade de instalar e configurar os serviços e aplicações que rodarão nesse espaço.

Comparado aos demais modelos (PaaS, SaaS, XaaS, DaaS), é o mais flexível. Isso porque o Sistema Operacional é utilizado pela organização, permite o desenvolvimento de soluções próprias, processamento de dados, rodar sistemas e softwares, e criação de plataformas de acordo com as necessidades do negócio, de forma a utilizar apenas os recursos oferecidos pelo provedor do serviço para este fim.

Como o IaaS é utilizado nas empresas?

O IaaS é utilizado nas empresas, principalmente, para viabilizar projetos robustos e que dependam de uma alta infraestrutura para serem utilizados. Muitas vezes, há ferramentas e soluções que dependem de uma alta capacidade de processamento e, portanto, geram um alto investimento em hardware.

Para muitas empresas, principalmente aquelas cujo crescimento é rápido e escalável no uso de ferramentas, o valor de investimento para a aquisição da infraestrutura necessária é alto e pode gerar um problema: tornar-se obsoleto rapidamente.

Assim, o IaaS é utilizado para a criação de soluções escaláveis, de forma que uma empresa provedora do serviço permite que o processamento seja feito em seus servidores remotos, utilizando os recursos de máquinas que estão fora das organizações.

Caso seja preciso aumentar a capacidade de processamento ao longo do tempo, isso pode ser feito por meio de uma solicitação da organização para o provedor e ele será rapidamente liberado para uso.

Quais as principais vantagens do IaaS?

Como falamos, o IaaS tem crescido consideravelmente no mercado, e não é à toa. Afinal, ele traz uma série de benefícios para as organizações e para o setor de TI, especificamente. Veja as principais vantagens a seguir.

Mobilidade

Seus colaboradores precisaram realizar alguma viagem de negócios ou há a necessidade de trabalho home office (como é o caso do período de pandemia pelo novo coronavírus)? É possível acessar a infraestrutura remota a partir de qualquer lugar, por quaisquer dispositivos, sejam eles smartphones, tablets, notebooks, PCs, entre outros, independentemente dos recursos que tiverem. Basta o acesso à Internet.

Com isso, garante-se maior mobilidade para a organização, de forma a permitir a adoção de trabalho remoto, soluções de problemas de forma mais ágil e, consequentemente, maior produtividade.

Redução de custos

Sua empresa não precisa se preocupar com a compra de equipamentos de infraestrutura robustos, que podem representar altos custos, bem como a demanda por espaço físico para abrigar esses itens. Além disso, os custos de manutenção estão inclusos no valor pago mensalmente e são de responsabilidade do provedor do serviço.

Também, seus custos serão de acordo com demanda — se você utiliza pouco, gastará menos. Se houver um aumento pontual de demanda, você pagará proporcional de acordo com a sua necessidade.

Escalabilidade

Você terá os recursos necessários de acordo com sua necessidade, basta solicitar ao seu provedor o aumento ou a diminuição quando preciso. Sendo assim, quando há necessidade de expansão da capacidade, o provedor libera rapidamente os recursos, minimizando atrasos que poderiam ocorrer caso você optasse pela atualização dos hardwares físicos.

Também se evita, assim, o desperdício de recursos, já que você investirá naquilo que realmente precisa. Sem o recurso da escalabilidade, você teria que gastar em hardwares bem mais potentes do que a necessidade atual, para evitar a necessidade de troca mais rapidamente.

Segurança

Os provedores de IaaS têm a obrigação de manterem a segurança dos dados que ali circulam, minimizando o risco de indisponibilidades e vazamentos para hackers. Assim, eles trabalham com os melhores profissionais de segurança da informação, bem como adotam protocolos atuais e eficientes para evitar esse tipo de questão. A plataforma também fica disponível em um uptime de, no mínimo, 99,9%.

Soluções mais atuais para a empresa

Muitas vezes, a empresa não adota ferramentas ou metodologias mais recentes e altamente eficazes devido à necessidade de investir em recursos mais robustos, o que inviabiliza sua adoção naquele momento.

Por exemplo, o uso do Big Data depende de processamento capaz de analisar um alto volume de dados com velocidade. Se a empresa não possui hardware para isso, é inviável sua adoção. O IaaS, assim, viabiliza a adoção dessa estratégia e consegue inserir uma cultura orientada a dados, uma das principais tendências de TI para os próximos anos.

Saber o que é IaaS é fundamental para que sua empresa adote recursos necessários para o seu crescimento e para a execução de determinadas funções. Com isso, seu negócio sai ganhando, o TI consegue agir de forma mais flexível e fluida, trazendo os resultados esperados.

Gostou deste conteúdo? Foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e leve-o para sua rede de amigos.

OUTROS

Assuntos relacionados

NOSSO BLOG
Consultoria
20.7.21

Consultoria em tecnologia da informação: o que é e quando contratar?

Um dos maiores desafios do ambiente de negócios moderno é manter a infraestrutura de TI em um nível de performance elevado, de modo contínuo. Se a equipe da área não consegue atingir esse objetivo, haverá mais dificuldade para entregar resultados e se manter em regimes de trabalho mais flexíveis.
Dicas
20.7.21

Conheça 7 dicas para aumentar a produtividade de equipes em home office

O home office é uma modalidade de trabalho que cresce cada vez mais — e foi potencializado, principalmente, pela necessidade de isolamento social, gerado pela pandemia do novo coronavírus. Porém, mesmo sem esse problema, fato é que diversas organizações estariam, ainda assim, se adaptando para adotar esse modelo.
LGPD
24.6.21

Entrando em compliance com a LGPD

Embora possa parecer muita coisa, existem maneiras de tornar a conformidade mais gerenciável. Aqui estão cinco etapas que o ajudarão em sua jornada para a conformidade com a LGPD.
segurança
23.6.21

Ataques ciberbernéticos mais sofisticados em 2021. Como se proteger?

Ninguém antecipou as proporções que a pandemia do coronavírus tomaria, nem que departamentos de TI no mundo precisariam correr para tornar suas organizações.
computação em nuvem
22.6.21

Diminuindo custos operacionais com SD-WAN Seguro

Reduzir os custos em TI parece sempre ser uma demanda de toda organização. Quando falamos da conexão de rede da empresa entre sua matriz e filiais, isso é possível implantando uma solução SD-WAN.