eduzir os custos em TI parece sempre ser uma demanda de toda organização. Quando falamos da conexão de rede da empresa entre sua matriz e filiais, isso é possível implantando uma solução SD-WAN.
A WAN definida por software, como também é chamada, é uma tecnologia emergente que está ganhando cada dia mais impulso. A solução permite às empresas aproveitar as conexões WAN mais econômicas e com grande largura de banda para garantir um melhor desempenho da rede com baixo custo.
Abaixo, mostramos de quais formas o SD-WAN permite reduzir custos e porque você precisa contar com essa solução agora mesmo!
O que é o SD-WAN?
SD-WAN é uma solução de software virtualizada que utiliza serviços de internet de baixo custo e alta velocidade com infraestrutura de serviços em nuvem para criar uma rede mais eficiente entre a matriz e suas filiais. A arquitetura WAN definida por software oferece suporte a várias conexões de largura de banda pública da internet simultaneamente.
Como resultado, o SD-WAN reduz a necessidade de largura de banda recebida de linhas MPLS dedicadas, substituindo-as por linhas de banda larga de baixo custo combinadas. Essas linhas são agregadas em um único canal virtual com balanceamento de carga por meio de uma política centralizada no aplicativo gerenciada centralmente, criada pela organização.
O SD-WAN faz isso utilizando uma rede definida por software para determinar a maneira mais eficaz de rotear o tráfego para locais remotos. Ele pode ser usado para gerenciar vários tipos de conexões — de MPLS à banda larga e LTE — garantindo a flexibilidade necessária para as empresas que possuem filiais espalhadas geograficamente.
Como o SD-WAN permite reduzir os custos operacionais
A implantação de uma solução SD-WAN permite economizar em cinco frentes diferentes:
- Na transição para circuitos baseados em IP de menor custo;
- Com circuitos dimensionados corretamente;
- Com custos reduzidos de sobreposição SD-WAN;
- Com a redução do service desk de TI;
- Com redução de gerenciamento de TI.
Para começar, a mudança de circuitos MPLS para circuitos IP ou de banda larga produz economias significativas. Dependendo do número de sites conectados com circuitos MPLS e do custo dos circuitos de substituição, essa economia imediata da transição para circuitos baseados em IP pode ser grande.
A próxima área de economia proporcionada pelo SD-WAN está no dimensionamento correto dos circuitos. Em muitos casos, o local precisa provisionar circuitos em excesso para comportar a variabilidade inerente da largura de banda para circuitos baseados em IP. Com o SD-WAN, essa necessidade de super provisionamento é eliminada.
A próxima área de economia significativa está na estrutura de custos de sobreposição SD-WAN. Muitos provedores de SD-WAN possuem uma estrutura de cobrança baseada em assinatura. Dessa forma, é cobrada uma taxa fixa por seu uso mensal em vez de uma taxa baseada no uso — isso também ajuda a garantir previsibilidade nos custos mensais da sua empresa.
O SD-WAN ainda possui um forte impacto na central de serviços de TI. Com seus circuitos duplos e controle de caminho inteligente, a solução reduz problemas de rede, reduzindo o tempo de inatividade. Com seu controle de gerenciamento automatizado, o SD-WAN ainda reduz a probabilidade de erro humano nas atualizações ou alterações do local. Ambos os recursos reduzem significativamente as chamadas no service desk de TI.
A última área de economia é a redução dos custos com o gerenciamento de TI. O SD-WAN, com seu controle centralizado e funções de gerenciamento automatizado, elimina a necessidade de engenheiros de rede altamente especializados para fazer alterações no sistema e reduz o nível de esforço necessário para implantar e manter a rede.
O SD-WAN é o caminho certo a seguir para quem quer reduzir os custos operacionais de TI! Para saber mais, entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores!