Consultoria em tecnologia da informação: o que é e quando contratar?

por 
Filipe Serafim de Paula
20.7.2021
U

m dos maiores desafios do ambiente de negócios moderno é manter a infraestrutura de TI em um nível de performance elevado, de modo contínuo. Se a equipe da área não consegue atingir esse objetivo, haverá mais dificuldade para entregar resultados e se manter em regimes de trabalho mais flexíveis.

Nessas horas, adotar o apoio de uma consultoria em tecnologia da informação pode ser um ótimo investimento. O trabalho ajuda as equipes a otimizar as suas práticas, a partir do que há de mais moderno no mercado. Além disso, melhora investimentos e corrige falhas no fluxo de trabalho interno.

Tudo isso, levando em conta as demandas da empresa e os seus objetivos de médio e longo prazo. Quer saber mais sobre a consultoria em tecnologia da informação e como ela pode ajudar? Então, confira o texto que preparei sobre o assunto!

O que é uma consultoria de TI?

A consultoria em tecnologia da informação é um serviço voltado para empresas que precisam otimizar o modo como a área de TI e a infraestrutura tecnológica funcionam. Ela é fornecida por profissionais especializados em atividades como a gestão e a governança de times de TI. Assim, o negócio pode ganhar mais qualidade operacional e agregar valor aos recursos existentes.

Como a consultoria em tecnologia da informação funciona?

O trabalho de um consultor em tecnologia da informação envolve uma comunicação contínua com os times internos e o conhecimento das melhores práticas do mercado. Essa atividade terá como principal foco ajudar a empresa a lidar com os problemas existentes e alinhar práticas com o padrão do mercado.

Desse modo, será possível ampliar a competitividade em médio e longo prazo. Esse trabalho se dará a partir de várias etapas. Confira!

Levantamento de dores

Nessa primeira fase, o consultor deverá identificar os problemas e desafios existentes. Isso o ajudará a fazer um trabalho de qualidade e de alto impacto. Aqui, a comunicação é fundamental, afinal, as informações obtidas darão base para o trabalho posterior.

Busca por informações relevantes sobre o perfil do negócio

Uma vez que os problemas sejam identificados, o time de consultoria fará a análise dos dados sobre o perfil do negócio e a sua rotina de trabalho. Essa avaliação deve ser o mais abrangente possível. Assim, a equipe poderá identificar as possíveis origens do problema e como ele pode ser solucionado.

Planejamento da solução

Com a origem do problema identificada, a equipe de consultoria em tecnologia da informação fará a escolha por uma boa solução. Isso pode envolver a reformulação de processos, a otimização da infraestrutura ou a compra de novos equipamentos.

Tudo será feito considerando os padrões do mercado e a melhor forma de atingir um alto retorno sobre o investimento no serviço.

Implementação da solução

A penúltima etapa do trabalho de uma equipe de consultoria em TI é a implementação da solução do problema. Nessa etapa, os times devem ser treinados e a comunicação, novamente, terá um papel de destaque: com ela, será possível garantir que todos entendam a necessidade das mudanças e como elas vão melhorar o seu dia a dia.

Análise de resultados e ajustes finais

Uma vez que a solução tenha sido implementada, a empresa de consultoria fará uma análise de dados completa dos resultados. Caso eles tenham sido atingidos, o serviço será concluído. Se existirem erros ou mudanças abaixo do esperado, novos ajustes podem ser aplicados, garantindo o custo-benefício do serviço.

Quando uma empresa precisa de uma consultoria em TI?

A consultoria em TI é um serviço flexível e que é utilizado por muitas empresas. Mas definir quando ele é útil é um desafio grande. Se o gestor mantiver o seu olhar atento para alguns fatores, será possível rastrear a necessidade dessa solução facilmente.

Entre os pontos que podem ajudar o negócio a identificar que precisa contratar uma consultoria de TI, estão:

  • busca por investimentos que a empresa não está habituada a fazer;
  • falhas frequentes na infraestrutura de TI;
  • políticas de gestão que não são atualizadas há muito tempo;
  • perda de competitividade da empresa.

Se o negócio sofreu um cyberataque, por exemplo, a consultoria de TI pode ajudar o time a otimizar as suas políticas de segurança de dados. Já nos casos em que há a migração para uma tecnologia nova, esse serviço auxilia na realização de ajustes e treinamentos. Com isso, o investimento pode atingir os resultados esperados com segurança.

Que benefícios a consultoria em TI traz?

O investimento na consultoria em TI traz vários benefícios para empresas. Juntos, eles contribuem para tornar o negócio mais competitivo. Entre os principais, posso apontar:

  • melhoria do posicionamento da marca com a otimização de rotinas;
  • possibilidade de atualizar processos de gestão e governança de TI;
  • adoção de práticas de segurança digital modernas;
  • padronização das rotinas internas;
  • mais segurança na realização de investimentos;
  • redução de riscos operacionais;
  • mais habilidade para entregar resultados.

Esses benefícios darão ao negócio mais habilidade para competir por novos clientes em médio e longo prazo. A empresa terá um ambiente de trabalho moderno e com alta performance, em caráter contínuo. Afinal de contas, toda a sua infraestrutura estará alinhada com o seu perfil de trabalho e as demandas externas.

Vale destacar, também, os benefícios que a consultoria em tecnologia da informação traz para projetos do setor. Nesse cenário, ela reduz os riscos de o planejamento ser mal estruturado. Com a busca por boas práticas e melhores escolhas, os times conseguirão estruturar um projeto fácil de ser executado e capaz de atender a todas as expectativas dos envolvidos.

A transformação digital colocou a tecnologia no centro de várias empresas. Hoje, o uso da TI é uma das principais formas de otimizar o fluxo de trabalho e garantir qualidade operacional. Afinal de contas, a tecnologia garante mais espaço para integração, flexibilidade e inovação no dia a dia de qualquer negócio.

Se sua empresa está com dificuldades para converter o valor agregado da infraestrutura de TI, não deixe de considerar o apoio de uma consultoria em tecnologia da informação. Ela ajudará a otimizar processos, equipamentos e investimentos. Assim, o setor se transformará na base de um posicionamento de marca inovador e à frente da concorrência.

Quer saber mais sobre como uma consultoria pode ajudar? Então, entre em contato!

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