Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já não é nenhuma novidade. Aprovada em 2018, a lei entrou em vigor apenas dois anos depois, em agosto de 2020. Desde então, toda empresa que opera e trata dados em território brasileiro precisa cumprir com os requisitos do regulamento. No entanto, não é difícil encontrar organizações que ainda lutam para garantir compliance com a lei.
Basicamente, a LGPD busca dar transparência para o consumidor sobre como seus dados são tratados por empresas. Agora, ele possui o direito de saber para quê, quando, onde e como seus dados são utilizados. Do lado das organizações, isso significa ter um processo claro e bem mapeado. Do contrário, as multas e sanções podem custar caro à empresa.
Abaixo, separamos um passo a passo rápido sobre como iniciar o processo de compliance com a LGPD para ajudar seu negócio a começar pelo caminho certo!
Como garantir compliance com a LGPD
Embora possa parecer muita coisa, existem maneiras de tornar a conformidade mais gerenciável. Aqui estão cinco etapas que o ajudarão em sua jornada para a conformidade com a LGPD.
Acesso
O primeiro passo é mapear todas as suas fontes de dados. Isso inclui dados estruturados e não estruturados, em repouso ou em movimento, estejam eles nos seus servidores ou na nuvem. Você precisa saber quais dados estão sendo armazenados e onde.
A construção desse inventário te permitirá avaliar a situação atual da sua empresa para que possa, a partir de agora, aplicar as regras de privacidade determinadas pela LGPD. Para lidar com a conformidade com a LGPD, você não pode confiar no conhecimento comum ou na percepção de onde você acha que os dados pessoais podem estar. A nova lei exige que você não só informe onde seus dados estão como também prove isso.
Identificação
Depois de conhecer onde estão seus dados, é preciso saber quais dados são esses. Esta etapa é como "etiquetar" os dados listados no seu inventário, para saber sobre o que cada um trata e onde exatamente está armazenado. Isso te permitirá encontrar dados determinados no futuro.
Considerando o alto volume de dados com que uma empresa lida atualmente, fazer esse processo manualmente é impossível. Contar com uma ferramenta automatizada, portanto, é fundamental. A ferramenta deve ser capaz de reconhecer padrões, estabelecer níveis de qualidade dos dados e padronizar o armazenamento para facilitar sua vida no futuro. Isso te ajudará bastante a garantir conformidade com a LGPD.
Proteção
A LGPD também torna a empresa responsável por proteger os dados contra ações de agentes externos maliciosos. Isso significa investir em segurança da informação para que os dados dos seus clientes não caiam nas mãos erradas. Além das medidas de segurança clássicas, para conformidade com a LGPD, você pode usar três técnicas para proteger os dados: criptografia, pseudonimização e anonimização.
Além disso, a lei estabelece que uma empresa só pode manter os dados pelo tempo que utilizar eles para uma finalidade legal e específica. Dessa forma, assim que terminar o uso dos dados, você deve deletá-los. Isso também contribuirá para aumentar sua segurança, reduzindo a quantidade de informações que os cibercriminosos podem roubar.
Auditoria
A quinta etapa em sua jornada para a conformidade com a LGPD envolve auditoria. Nesta fase, você precisará ser capaz de produzir relatórios para mostrar claramente aos reguladores que:
- Você sabe quais dados pessoais possui e onde eles estão localizados, em todo o seu cenário de dados?
- Você gerencia adequadamente o processo de obtenção do consentimento dos indivíduos envolvidos?
- Você pode provar como os dados pessoais são usados, quem os usa e com que finalidade?
- Você tem os processos apropriados em vigor para gerenciar coisas como o direito de ser esquecido, notificações de violação de dados e muito mais?
Se precisar de ajuda com o processo, entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudá-lo!