s cibercriminosos têm como alvo nossos sistemas e dados mais valiosos, e os usuários privilegiados dentro da rede oferecem a eles tudo o que mais queriam: acesso irrestrito aos dados mais sigilosos.
O abuso de contas privilegiadas pode causar danos catastróficos às organizações dos setores público e privado. Um invasor que explora credenciais privilegiadas pode mapear a infraestrutura de TI e saltar de um sistema para outro, acessando informações críticas.
As equipes de segurança estão lutando para combater essa ameaça tanto no local quanto na nuvem: um estudo recente descobriu que 74% das violações de dados envolvem acesso a contas privilegiadas.
O desafio para muitas empresas está em identificar e proteger todas as suas contas privilegiadas e proprietários de contas. Além disso, conceder e revogar privilégios manualmente é um processo demorado.
Mas há boas notícias. Uma estratégia eficaz de gerenciamento de acesso privilegiado pode mitigar esses riscos e garantir mais segurança à empresa. Veja abaixo como controlar e proteger o acesso privilegiado da sua empresa!
O que é o gerenciamento de acesso privilegiado?
O gerenciamento de acesso privilegiado se refere às estratégias de gestão e controle das contas privilegiadas de uma empresa. Ele utiliza tecnologias direcionadas para controlar as permissões que os usuários de uma organização possuem, aplicando o conceito do menor privilégio.
O conceito do menor privilégio diz que as permissões dos usuários devem ser restritas ao mínimo necessário para realizar suas funções de trabalho. Ao definir o nível apropriado de controles de acesso privilegiado, o gerenciamento ajuda as organizações a reduzir a superfície de ataque da organização e prevenir, ou pelo menos mitigar, os danos decorrentes de ataques externos ou de negligência interna.
O gerenciamento de acesso privilegiado é considerado por muitos analistas de segurança como uma das estratégias de segurança mais importantes para reduzir o risco geral na empresa e garantir conformidade com os principais regulamentos de segurança.
Por que controlar o acesso privilegiado é importante?
Contas privilegiadas existem em todos os lugares. Elas diferem de outras contas por terem níveis elevados de permissões, como a capacidade de alterar configurações para grandes grupos de usuários.
Contas privilegiadas representam um risco sério para a empresa devido às "portas" que elas permitem acessar dentro da rede da empresa — "portas" essas que guardam os dados mais sigilosos da empresa. É por isso que os cibercriminosos estão mais interessados em roubar credenciais para contas privilegiadas do que qualquer outro tipo de conta.
No entanto, historicamente, o acesso a essas contas não era bem gerenciado, apesar do alto risco de grandes danos que o comprometimento de uma conta privilegiada pode causar. Os problemas comuns incluíam compartilhamento de contas privilegiadas entre mais de uma pessoa, dificuldade de rastreamento das contas criadas e senhas estáticas que nunca são alteradas.
As soluções de gerenciamento de acesso privilegiado visam, justamente, lidar com esses problemas para eliminar os riscos de comprometimento de uma conta privilegiada.
Como controlar o acesso privilegiado na organização?
O objetivo geral ao projetar seu processo de gerenciamento de acesso privilegiado e implementar soluções é equipar os profissionais de TI e segurança com as ferramentas de que precisam para controlar o acesso em seu ambiente corporativo, reduzindo assim a superfície de ataque.
Ao implementar uma solução de gerenciamento em conjunto com outras práticas recomendadas de segurança de TI, você pode conter danos potenciais relacionados a ataques originados externamente à sua organização ou instigados internamente, independentemente de uma ação ser causada por malícia intencional ou incompetência inadvertida.
Nós, da WY Tecnologia, podemos te ajudar a implantar uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado. Entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores!